OTÁVIO ALMEIDA

La Travesía (The Crossing)

An outcast makes a journey through a dam in Sierra Maestra, place of origin of the Cuban Revolution. As in a short story, we are guided through this attenuate landscape gradually crossing the delineate cartography of a body that with every movement is diluted, finally becoming one with the habitat.

_Português
Um homem solitário empreende uma travessia por uma vasta represa na Sierra Maestra, lugar de origem da revolução cubana. Como em um conto, somos guiados em uma viagem por essa paisagem desbotada. Nessa travessia pouco a pouco traçamos a cartografia de um corpo que a cada movimento se dilui e se transforma em parte desse lugar.

_Español
Un hombre solitario emprende una travesía por una vasta represa en la Sierra Maestra, lugar de origen de la revolución cubana. Como en un cuento, somos guiados en un viaje por ese paisaje apagado. En esa travesía poco a poco trazamos la cartografía de un cuerpo que a cada movimiento se diluye y se transforma en parte de ese lugar.

Cuba. 2019. 13’12”. Spanish.
B&W. Full HD (1920x1080 / 1.66), Stereo.

Directed by: Otávio Almeida
Screenplay: Otávio Almeida
Producers: Otávio Almeida, Violena Ampudia
Cinematography: Otávio Almeida
Editing: Otávio Almeida
Direct Sound: Violena Ampudia
Sound Editing and Mixing: Marisol Cao Milan
Color Grading: Nancy Angulo
Cast: Romelio Tamayo

Produced at Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV)


Festivals:
_2019
World Premiere at IDFA 2019 (Netherlands) / Competition for Student Documentary

_2020
CineLatino Filmfestival - Tübingen (Germany)  / Short films
Moscow International Documentary Film Festival - DOker (Russia) / Short Competition
MakeDox (Macedonia) / Student DOX
31 º Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo (Brasil) / Mostra Limite

_2021
FicViña - Festival Internacional de Viña del Mar (Chile)

.

Reviews

Curtas-metragens – sinais vitais do cinema preservados

Eduardo Escorel cita o filme em uma crítica, publicada na Revista Piauí, sobre os curta metragens selecionados no 31º Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo: "Dedicado ao avô viajante do realizador, o personagem central, um homem com tatuagens no rosto, é apresentado em close, no primeiro plano, sob chuva forte. Segue-se a sua travessia mítica, sem diálogos, através da paisagem desoladora de uma represa da Sierra Maestra, berço da revolução cubana."
Link: https://bit.ly/32vWjJQ

A força bruta da matéria – Mostra Limite 1: Brutalismo

Crítica no blog da oficina de Crítica Cinematográfica do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo: "Em Travessia, um homem cruza um rio, mas ao filme não interessam motivações dramáticas para além da ação física de remar de uma margem à outra. Mesmo a visão de um rosto marcado com o nome “delinquente” parece ser mais um componente da paisagem, como um corpo-pedra que é atingido pela chuva e que seguimos em um percurso de contemplação das formas naturais."
Link: https://bit.ly/2FFJSSZ

La Travesía na Revista Revestrés

Link: https://bit.ly/3bZsB3d

Using Format