Otávio Almeida _diretor de documentário

 
 

Bio

Otávio Almeida é fotógrafo piauiense radicado em São Paulo desde 2011. Graduou-se em Comunicação Social e cursou o programa de Práticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro/RJ).

Desenvolve projetos de fotografia autoral e cinema documental. Em 2013, dirigiu O Dia da Invenção, contemplado pela TV Futura. Fez parte do coletivo Estúdio Luzia até 2015 e foi residente artístico do Condomínio Cultural até 2017.

Colabora com veículos de comunicação, produtoras em São Paulo e Rio de Janeiro e instituições como Greenpeace Brasil, Instituto Sócio Ambiental, Instituto Elos, Itaú Social, Itaú Cultural, Extra Sustentabilidade e SESC TV. Seu trabalho como fotógrafo foi exposto na IV Mostra de Fotografia de São Paulo, na X Bienal de Arquitetura de São Paulo e nas mostras Alvos Móveis, coletiva realizada também em São Paulo e Tanto Mar, na KGaleria de Lisboa, em 2013. Além de apresentar projeções durante a 8º Paraty em Foco (2012), entre outras.

Em 2017 finalizou o documentário Antes da Chuva, selecionado em diversos festivais e premiado com melhor Direção de Fotografia no Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.

Atualmente, estuda e desenvolve projetos na Escuela Internacional de Cine e TV (EICTV) em Cuba, na especialidade de documentários.

 

Site: www.otavioalmeida.com.br

 

Links vídeos:

Antes da Chuva - https://vimeo.com/236106473 / senha: semente

O dia da Invenção (2013): https://vimeo.com/236342471

Rio Pardo – uma viagem dos seringueiros ao seu território: https://vimeo.com/233257422/086de2792f

RUA! Websérie: http://www.otavioalmeida.com/rua-dir-tata-amaral/

Mais vídeos podem ser vistos no site.